Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

COMITÊ AMO AMERICANO

O que é o Comitê Amo Americano?

O comitê Amo Americano nasceu de uma proposta aprovada em  Audiencia Pública   realizada em19/05/2011  deliberar  sobre construão de  novas penitenciarias no Distrito de  Americano. Éum espaço aberto a todos  interessados em participar ativamente da Campanha  contra a construção de mais penitenciarias no Município (Distrito de americano) e lutar por beneficio que compense ou amenize as mazelas causadas pela penitenciarias instaladas em Americano melhorando o desenvolvimento economico,social,cultural e politico, e em favor da pela Paz e Não-violência no municipio de Santa Izabel. O comitê e formado por pessoas, organizações, personalidades, autoridades e comunidades, apontando a uma grande diversidade e respeitando crenças, formas, idade e gêneros. e esta  aberto a mais propostas e iniciativas.

Quem pode participar?
Podem participar  pessoas,organizações, personalidades, autoridades,e  profissionais liberais,comprometidos com a  luta contra a construção de mais penitenciarias em americano,  com o desenvolvimento economico social, cultural e politico, e em favor da  Paz e Não-violência no municipio de santa izabel.

Onde  funciona?
      O  Comitê  Amo Americano tem endereco fixo para reuniões semanais em Americano  na avenida porfirio pereira Sala de Leitura em Frente a Praça do Cruzeiro. Em Santa Izabel NA Câmara dos Vereadores, e virtual na rede  mundial de computadores (Blog:Amoamericano.blogspot.com  e dispoe do seguinte endereço para conrrespondência  através de a email: amoamericano@gmail.com) um espaço aberto a todos os interessados. Um lugar onde as pessoas que quiserem participar mais ativamente da lutar contra a construção de mais penitenciarias em Americano e por compensações pelas Casas penais existentes visando o desenvolvimento economico social, cultural e politico, em favor da pela Paz e Não-violência poderão dixar suas opiniões, propor solução, ter acesso a informações, imprimir materiais,bater papo e articular outras propostas.

Como funciona?
 Com encontros semanais alternados em Americano e Santa Izabel de 1:30h de duração, as 4ª feira as 19:00Hs. onde todas as pessoas que fazem parte podem se colocar de acordo em ações, funções, prazos e em conjunto fazer um calendário definindo que ações e  atividades serão realizadas no mes.

Qual a Area que ele abrange?
O comitê Amo Americano abrange todo o Municipio de Santa Izabel, e suas ações buscam um alcance cada vez maior, contando, inclusive, com os meios de comunicações locais e estadual, nacional e ate mundial.

Qual o objetivo?
Transformar as principais propostas, encaminhamentos e reivindicações da população e autoridades, aprovada em Audiência Pública em ações concretas.conforme listadas abaixo:
Encaminhamentos:
Preparar e encaminhar representação junto ao Ministério Público, para embargar a construção dos novos estabelecimentos prisionais; e outras que achar necessárias
Elaborar uma carta aberta para ser publicada e distribuída ao povo izabelense, assinado pelos integrantes do comitê e varias organizações sociais de Santa Izabel, repudiando a construção das novas casas penais.
 Marcar audiência dos integrantes do comitê com o governador e o chefe da casa civil.
 Elaborar um abaixo assinado a ser entregue ao governador, e a Assembléia Legislativa.
Criar um blog especifico para divulgar a campanha Amo Americano, Amo Santa Izabel penitenciarias não! Onde deverá constar todo material relacionado as penitenciarias e seus impactos no município.
 
 Reivindicações:
Lutar para que o Estado reveja sua posição em relação às famílias que residem as margens da Estrada Ferreira Pena e faça a doação definitiva das terras onde estão construídas suas propriedades e benfeitorias.
Que o Estado interrompa de uma vez as construções das penitenciarias no Município de Santa Izabel Distrito de Americano.
Que o Estado Crie formas e mecanismos legais de investimento direto na comunidade local (Americano), como compensação pelas seqüelas adquiridas com a criação e extensão do complexo penitenciário;
Propor projeto de lei  criando o programa de cotas (reserva de vagas), garantindo no mínimo 30 % das vagas proporcional aos espaços de trabalho ofertado pelo sistema prisional, especificamente aos moradores de Americano (Santa Izabel) e demais municípios que possuírem presídios, isso cada vez que houver necessidade, seja por contrato temporário ou por concurso público. ( proj.de lei)
Propor ao Estado Instalação de espaços públicos na comunidade de promoção cultural, esportiva e da profissionalização como:  Biblioteca, Centro poli-esportivo, info centros, etc.; como compensação pelas seqüelas adquiridas com a criação e extensão do complexo penitenciário;
Descentralização dos processos licitatórios para a aquisição de: gêneros alimentícios, produtos de manutenção, materiais de higiene e limpeza, aluguel de transportes, serviços, construções, reformas e outros. Criando para o sistema penal o programa de provisão descentralizada realizando licitações nos municípios que possuem presídios.
Atendimento hospitalar Com a inauguração do hospital de custódia (hospital destinado a atendimento exclusivo para presos) garantir a comunidade local no referido hospital atendimento na mesma proporção que será ofertado aos internos. No impedimento, construir, reformar ou equipar outra unidade hospitalar local, de modo que a população venha usufruir dos mesmos benefícios.
Propor projeto de lei com a criação de uma espécie de royalty (Um fundo especial) sobre as penitenciárias proporcional ao número de internos da(s) casa(s) penal (is) beneficiando a população do município (Distrito comunidade) onde está instalada, utilizando por exemplo, parte dos recursos vindo do fundo penitenciário nacional via prefeitura ou sub-prefeitura, sendo administrado ou fiscalizado por um conselho comunitário local
Sensibilizar o Estado com a intenção de garantir no mínimo 10 % de investimento na comunidade externa, baseado no valor dos investimentos realizados na comunidade interna,(penitenciaria) toda vez que esta for beneficiada com a realização de projetos de infra-estrutura, social ou similar.
Construção de uma muralha ao entorno de todo o Complexo penitenciário
Delegacia de policia, Aumento do efetivo retorno da (o) delegada(o), e equipe de plantão 24 hs.
Solicitar o aumento do efetivo e Construção de um anexo a delegacia para, a polícia militar proporcionando um trabalho integrado.
Reforma Urgente da Escola Est. de ensino médio Magalhães Barata  em Americano
Lutar pela Inclusão do município no PRONASCI como forma de garantir os benefícios oriundos do programa.
Lutar pelo reconhecimento do CEPRAS (Comitê Executivo permanente de Relacionamento Americano & susipe.) Como fórum de decisão das demandas relacionadas ao complexo penitenciário o Município de Santa Izabel  e a comunidade de Americano

O que faz?
O comitê tem liberdade para criar e desenvolver diversas atividades que interessem ao grupo, ao Municipio e à região onde se localiza, mas também esta sintonizado e apóia as ações a nivel estadual e nacional que dizem respeito aos mesmos temas e intereses que justificaram a sua criação.

O comitês esta sintonizado com ossegintes temas:

- Conseguir melhorias na area de segurança no ambito municipal;
- Persuadir os governos a renunciar às  construções de mais penitenciarias no municipio;
- A redução progressiva e proporcional de armamentos;
- A assinatura de tratados que garanta contrapartida na area de eduçação ,segurança, cultura e infra estrutura como forma de reparar as mazelas causadas pela presença das penitenciarias em nosso municipio;

Para que o comitê Amo Americano funcione da forma mais democratica e potente possível, é interessante que esteja sempre aberto a mais propostas e iniciativas e que tenha pessoas cumprindo funções específicas para atender aos seguintes temas:

- Difusão de seu objetivo nos meios de comunicação locais;
- Contato com as organizações sociais e políticas do Municipio;
- Contato com gráficas e comerciantes que possam colaborar com impressão de materiais e demais formas de difusão que façam com que a luta do comite seja parte do cotidiano de todos aqueles que vivem, trabalham, estudam e sonham com um Municipio melhor para se viver;
- Que as atividades sejam constantemente repassadas pelo comitê para a equipe da agência de notícias para que possamos nutrir o site central e demais blogs e matérias com muita informação, fotos e vídeos.

Que atividades realiza?
A partir das idéias dos representantes que compoem o Comite poderemos realizar uma diversidade imensa de ações,e iniciativas relacionadas aos objetivos propostos e se, no prazo de um ano, conseguirmos que nosso sonho, nossa proposta, nossa luta se tranforme em realidade teremos alcançado nossos objetivos.
Em uma época de tanta instabilidade, é necessário atentar para o que colabora com a vida, senão ficamos paralisados no medo e na insegurança. Certamente, esse é uma causa pela qual vale a pena se dedicar.
É uma bandeira que vale a pena levantar. É uma construção que vale a pena ser vivida.

- Distribuição massiva de materiais (cartazes, folhetos, flyers, cartões)
- participação em programas para rádio e TV local e estadual.
- Adesão dos comerciantes, instituições e organizações da região.
- Gerar blogs, TV web, listas de email, difusão pelo Orkut, colocação de vídeos no youtube, criação de       baners eletrônicos, envio massivo de emails.
- Campanha com os comerciantes do bairro para que coloquem explicitamente em suas fachadas baners com os dizeres “Chega de penitenciarias em Americano Queremos emprego e
- Promoção de palestras, exibição de vídeos, debates, painéis, oficinas e fóruns com o tema:” As     penitenciarias e os impactos socias na comunidade” e com o sub tema “em buaca de solucões”- Eventos em geral, como Atos Públicos, paseatas,  audiências ...

quem faz parte?
Todos os integrantes abaixo relacionados estão de comunm acordo com os termos acima descritos e  se comrometem voluntariamente representar suas instituições, divulgar, lutar,e defender os objetivos ora propopstos por este comite.
Cosme Zacarias Ribeiro de Lima
   vice Prefeito de Santa Izabel do Pará
Jorge Luiz Andrade da Silva
   Vereador -  PT - de Santa Izabel do Pará
Edimilson Ribeiro de Lima
Vereador - PR - Santa Izabel do Pará
 Antonio Carlos Ribeiro Conde
Vereador – PSL - santa Izabel do Pará  
 Denilsom Sampaio Viana
Vereador – PC do B - santa Izabel do Pará 
jaime Luiz Silva de Brito
Presidente ADESC
Paulo Oliveira do Vale
 secret. AMJAG
Diego Adriano Oliveira Souza,
Conselheiro CONSEG
Abelardo Alves da Silva Junior
Presidente PT Santa Izabel
Ivaldo da Silva Portal
Presidente da AMSAL
Minervina de Lourdes Soares
Professora, Historiadora, Escritora
Arcelina de Jesus  F. Amaral
Conselho Tutelar da criança e do adolescente
Representante da OAB
Representante da pastoral carceraria


Venha você tambem fazer parte desta luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário